miércoles, 4 de febrero de 2009

*Entrevista a Jorge Humberto*





*Entrevista a Jorge Humberto*




Poeta de Manantial Poético



En Portugués





***********

***********



Jorge Humberto boa tarde e bem-vinda para o

Conselho de Administração

Entrevista de Manantial Poético

e agora temos muito grato

dada esta conversa entre amigos

espero que você se sinta confortável começamos

ele.





1 .- Jorge Humberto é o seu nome ou um

pseudónimo?


Jorge é o meu primeiro nome e Humberto sim é o

apelido.


2 .- Quando Jorge Humberto nascidas sob o

zodíaco sinal de que?


Nasci a 20 de Janeiro de 1966, não sei bem se

sou Capricórnio se

Aquário, pois numas revistas sou uma coisa e

noutras sou outra.


3 .- Você atualmente dão-nos sempre que a sua

empresa?


Actualmente falo com todos vocês, desde o meu

querido Portugal.

Nasci numa aldeia, de nome:

Santa-Iria-de-Azóia, onde vivi até aos

meus 4 anos e meio e depois mudamo-nos para o

Bairro da Covina,

Bairro que pertencia à fábrica onde meu pai

trabalhava e como era

mais barato pagar o apartamento aqui, para cá

viemos e até hoje,

aqui me encontro.


4 .- Você é casado, solteiro ou divorciado?


Ainda estou em processo de divorcio em Portugal,

por incompetência de meu advogado, mas já sou

divorciado no Brasil, onde me casei.


5 .- Qual foi o primeiro a escrever um poema,

uma história

ou prosa?


Qual foi o primeiro a escrever um poema,

uma história ou prosa?

Meu primeiro poema foi realmente um poema,

dias após ter

regressado de França.


6 .- Havia ou mais tarde para descobrir sua

vocação pelas letras?


Coincidência ou não, mas foi precisamente aí,

depois desse meu poema,

que descobri minha vocação para a poesia e a

escrita, pois não mais

parei de escrever.


7 .- Posso te dizer que você é um escritor

prolífico?


Sim, modéstia, à parte, pode-se dizer isso...

hoje mais

do que nunca.


8 .- Você está interessado em escrever sobre a

condição humana e as suas vicissitudes?


Chamam-me poeta do povo, o que me deixa muito

orgulhoso, pois não sei viver sem os outros, e,

como ser humano e poeta, acho que essa é uma

de minhas prioridades, uma condição, que aceito,

e pela qual me interesso muito, o que se pode ver

em muita da minha escrita, onde me debruço

sobre as injustiças, a pobreza, a falta de

educação, a droga, o abuso de poder...etc.


9 .- Você acha que poesia é um dom que vem

ou uma arte que se aprende?


No meu caso pessoal é um dom que veio comigo e

que levou seu tempo

a despontar, sendo que também é um

aprendizado, pois sinto que, hoje

em dia, consigo ir mais longe com minha poesia,

do que à uns anos atrás,

ou seja que ganhei maturidade para escrever

sobre diversos assuntos, que

abrangem conhecimento de pessoas e de vida.


10 .- Para que vocês atribuem o fenômeno

literário dos fóruns nos últimos tempos?


O fénomeno dos Fóruns, tem a ver com os poetas

terem encontrando aí

um maneira expôntanea e muito mais privada, de

exporem e de saberem

desde logo a opinião de seus colegas poetas.

Existe uma grande interligação

e um compromisso entre todos os poetas, que

entre uns e outros, entre os que

vão lendo os trabalhos dos outros e escrevendo

as suas próprias coisas,

vão crescendo, quer na forma como enfrentam a

poesía (ficando cada vez menos

presos a um só tópico), quer na capacidade que

então vão adquirindo, para

comentar a poesia dos demais.


11 .- Quanto tempo passou desde a sua chegada

a Jorge Humberto Internet?


Se não me engano, estou na Internet, desde o

ano de 2001.


12 .- Já publicou seu trabalho em papel?


Oportunidades já as tive, em elevado número, o

que

acontece, é que as ofertas, nessas alturas, têm

sido

sempre impraticáveis, para mim, pelos preços

muito

elevados. Tenho no entanto, manualmente, 1 1

livros

prontos a sair, logo a possibelidade, se torne

viável.


13 .- Você já escreveu sua biografia?


Não, ainda não escrevi minha Biografia, tendo

apenas

um resumo, para me apresentrar, nos sites,

foruns e

afins.


14.-¿Aceptaría participar de um livro

virtual?


Sem dúvida nenhuma. Tenho aliás vários livros

virtuais,

pois acho que é também uma forma coeerente e

plausível, de mostrarmos nosso trabalho, onde todos

poderão ler

nossos livros, de uma forma completa, com a

visão do

poeta, aquando da construção, dos mesmos, onde

entram todos os pormenores organizativos de uma

realização pessoal

e muito única. De salientar que também já

participei em Antologias,

de papel.


15 .- Quem é você para os maiores expoentes

da literatura

Universal? Pode dar-nos os nomes?


Começamos

por Camões, meu Mestre Fernando Pessoa, Lord

Byron,

Rudyard Kipling, e noutro expoente, José

saramago, estes

para mim os mais destacáveis.


16 .- Você identificar com algum deles?


Sim... de todos colhi um pouco, sua maneira

peculiar de escrever, e alguns não nomeei seus

nomes, e, que,

também me influenciaram, mas minha escola,

minha predominância,

vai para o meu Mestre: Fernando Pessoa, já que

tenho um pensamento

muito parecido com o dele.


17 Quer dizer que o poeta é

um embaixador para as massas?


Sim um poeta é e deve ser sempre um

embaixador, para as massas,

já que tem possibilidades de caminhar, por vários

sítios importantes,

tais como embaixadas e lidar, por exemplo, com

os sindicados dos

trabalhadores, acesso a escolas, onde pode

deixar seu exemplo, através

de sua voz, feita de conhecimento e sua poesía e

escritura. Todo o poeta

deve ser humilde para lidar com todo o tipo de

pessoas, e, mesmo, de

organizar ou participar à cabeça, em

manifestações, em prol dessas massas,

de jovens estudantes a trabalhadores, indo de

bom grado a aldeias pobres

deixar seus conhecimentos e pemsamentos,

ensinando-lhes como se mover,

para poderem usufruir de uma vida melhor, com

todos os apoios necessários,

a uma vida condigna.


18 .- ¿Você acredita na justiça dos homens?


Você acredita na justiça dos homens?

Hoje em dia, e, para ser sincero, não... não

acredito,

pois se acima falei dos poetas e de sua

importância (assim como outros artistas),

estes são muito poucos e não levados em conta

suficiente. O Homem chamado

comúm há muito perdeu sua história, suas raízes,

os valores, pelos quais se

deviam guiar, e hoje em dia vive-se para

mostrar aos outros, que temos o mesmo

que eles, carros, apartamentos etc... com a

agravante de a maioria dessas

pessoas não terem condições para fazer uma vida

de classe média, muito menos rica,

assim vivem individados, e cada um pensa apenas

em si e nos seus, tornando-se

egoístas e omissos, tendo como mau exemplo,

vindo de cima, das respectivas

instituições, que regem uma sociedade... a

justiça nela inexistente, faz com que esta

não funcione, perpassando para a pessoa comúm,

uma forma de pensar, que os leva

a pensar estar acima da própria justiça. O

Homem é uma criança grande, sem no entanto

ter os bons atributos destas, nem sua inocência

ou preocupação com os outros.

A justiça do Homem é a riqueza, falsa ou

verdadeira, que venham a possuir. Daí nascem as

guerras

exactamente por isso, por não existir uma justiça

dos Homens, que julgam que pelo castigo,

fratricidio e genocidio, lá chegarão. Ou seja está

tudo convertido ao inverso.


19 .- ¿Você concorda que é preciso ajudar o

destino?


O destino mais não é do que aquilo que

escolhemos, no

dia a dia, para a nossa vida, todas as opções e

gestos, tudo que construímos ou

não, conquistarmos o positivo para nosso lado,

isso é o destino, então,

e como não gosto da palavra destino mas indo de

conforme à vossa pergunta, a minha resposta

está dada.


20 .-¿ Alguma vez deixou censurados?


Sim.... muitas vezes. Pois tenho opiniões e ideias

e ideais

muito vincados, e não suporto injustiças, então,

sempre em meu prejuízo,

sou censurado por nunca me calar e dizer as

verdades, em prol dos outros,

os outros ficam eu sou posto de parte, mas não

abdico de ser como sou.

Ser censurado é normal e aceito criticas

construtivas, desde que me expliquem

o porquê, se assim não for, acho engraçada, rio

para mim e sigo meu caminho,

mas sou humilde e gosto muito de escutar os mais

velhos.


21 .-¿ Se isso tivesse sido, qual era a sua

atitude em relação a isso?


Com todo o respeito, acho que já comentei

acima... adientei-me.

Ou seja cada um tem sua maneira de ver e

absorver o que vai aprendendo,

então é normal que haja desvios entre uns e

outros, temos de pensar que

podemos saber alguma coisa mas que os outrros

também sabem, então desde que me expliquem a

critica

ou censura, eu aceito, senão nada me diz.


22 .- ¿Quando você se sentir uma pessoa deve

pedir silêncio?


Como todo o ser humano, sou falho e não sei

muita coisa, então se não

sei não me intrometo na converva e trago a mim

o silêncio, um silêncio

respeitoso claro, esclarecendo que não entendo

do que se está a conversar,

então aí para mim, o silêncio é uma virtude.


23 .-¿ O outro ramo da arte que você gosta?


A seguir à poesia e à escrita no geral, sem

dúvida, que a minha opção a seguir é a

Pintura e o Desenho, onde levo alguma habilidade,

mas à qual não encontro tempo para a ele

(desenho),

me dedicar... o que lamento profundamente, pois

desde

criança, nos meus tempos de escola, desenhava

muito,

e sempre era elogiado pelas pessoas, embora

isso não fosse

o mais importante dizia-me que estava no bom

caminho e fui evoluindo,

até surgir a poesia e nunca mais desenhar, ainda

guardo algo.


24 .- ¿O que não será nunca desistir?


A ser eu próprio e a defender minhas convicções,

com o pouco que sei mas todos os dias um pouco

mais acrescento à minha aprendizagem e mais

reforço

meus ideais e maneira de pensar... mas eu penso

assim:

" Mudar é sinal de inteligência" ... mudar para

melhor claro.

Jámais renunciarei a calar-me... diante do que

for,

com toda a humildade que baixo até mim,

sempre.

Não renuncio nunca meus pais, amigos e a pessoa

por

quem esteja apaixonado, sou fiel até à espinha

medula.


25 .- ¿Qual é a sua perspectiva quanto pior

misérias que afectam a humanidade?


A pior de todas as misérias, para mim, é sem

dúvida, a Indiferença e o negar-se

essa miséria, só porque esta não bate à porta

de certas pessoas. Então, para elas, não

existe, ou melhor, omitem, em toda a miserável

mentira, que um ser humano, pode

suportar, que assim é, e, que, o contrário, é

merecedor de Pena, outra palavra horrível,

para se dirigir a uma pessoa. A pior de todas as

misérias, é a falta de Liberdade e a

enexistência de escolas, que acolham, as crianças

miseráveis, em escolas, totalmente

suportadas pelo Estado de cada país. Por fim, a

pior, talvez a maior das misérias, é

falta de Voz, roubada a essa pessoas ou

simplesmente ignorada, com escárnio, fazendo-as

descer, ao mais profundo, de seus miseráveis

seres.


26 .- ¿Que coisas te deixa feliz e entristecer

você?


Feliz: o nascimento de um bebé; a natureza e a

amizade,

baseada na verdade. Triste: a guerra, a

indiferença, a injustiça

e ser-se desleal..


27 .- ¿Qual é a sua maior ambição como um

escritor e poeta?


Em tudo que escreva, alcançar os sentimentos

mais nobres,

de meus leitores, e... quem sabe... um dia...

publicar meus

livros, para levar algum do pouco conhecimento,

que tenha, a

mais pessoas.


28 .- ¿Tem auto?


Sim, sem dúvida alguma, sou o maior crítico de

minha própria pessoa,

em tudo que faço, e no que escrevo,

principalmente. Nem sempre consigo

ser flexível, para comigo mesmo, achando sempre

que podia fazer

mais e melhor, o que me leva à insatisfação e a

ser muito exigente.

Vou crescendo pela minha autocrítica.


29 .-¿ Se você pudesse mudar algumas letras em

todo o mundo,

o que muda?


Se minhas letras tivessem essa capacidade (um

esforço contante meu),

pois mudaria muita coisa neste mundo. 1º

ensinaria o Homem a respeitar-se,

a si mesmo, para respeitar o outro; depois dizer

às pessoas, que estamos

a ser muito egoístas, ao destruirmos um Planeta

tão belo, que existe para nossa

boa vivência e conforto, mas que em nada

mandamos nele, muito menos na

natureza, forma viva que nos deu a vida e tudo

que nele existe; faria ver aos

governantes, que a educação e as crianças (assim

como as mulheres e velhos), são

prioridade, e que todas as crianças teriam de ir

à escola e frequentá-la, sem que a

abandonassem; que acabassem as guerras e as

disparidades, entre o que cada um (que

é religioso), retira dos livros sagrados, tomando

para si como certo, apenas aquilo que lê,

levando-os ao fundamentalismo e todo o tipo de

terrorismo e exorbitância,

assim findando guerras, más vizinhanças e tudo

mais, que traga a desconfiança consigo;

que houvesse casas, com todas as qualidades, e,

bons tratamentos, para os mais velhos;

e que todos tivessem trabalho, comida, uma

casa, familia, amigos generosos e que a pobreza

acabasse de vez; que se organizassem eventos

sistemáticos, de maneira a habituar

à leitura e que os preços, fossem acessiveis para

todos; não houvesse discriminação nem

indiferença, e que tudo funcionasse de bem com

os povos e os países. Por fim que minhas letras

levassem conhecimento e reflexão e que se

transformassem em pão


30 .- ¿Por que você acha, infindáveis guerras?


Apenas e só porque o negócio das armas só fica

atrás do negócio

das drogas. Não esquecendo que em muitos

países, existe a ordem

Marcial e militar, com déspotas à frente dos

governos, que pretendem

ter os senhores da guerra consigo, para espoliar

seus países, à custa de mão de obra

escrava, para venderem depois as riquezas dessa

terra, a outros países, sem que

nada entre nos bancos nacionais. Depois bem

vistas as coisas, vem de séculos,

o redesenhar dos mapas, com conquistas e

reconquistas, ficando aos conquistados o sabor

amargo da derrota e espoliação de parte de seu

território, quero eu dizer com isto, que vem de

tempos

muitas rivalidades, agora apenas vestindo-se de

gravata e fato caro, mas que a histrória de cada

país

está enraizada na vida, história e cultura desses

povos, que já foram espoliados, assim se surgir a

oportunidade, em armas pegarão, está no mais

profundo de cada um, sendo que hoje em dia se

perdeu

completamente todo o controlo, e, são os países

ricos, super ricos, poderosos, que vendem suas

armas

em desuso para eles, para alimentarem, muitos

países, onde nem votação livre existe, mas o

gatilho

e ameaça de uma arma. É de muito mas muito

dinheiro que falamos.


31 .-¿ Se eu sugiro que você participar de uma

escola virtual onde os

apoio para aqueles que querem escrever poesia,

aceitar?


Sim... aceitaria... principalmente lares para

idosos,

gosto muito dos anciães, e também em escolas

para crianças,

desde os mais pequenos. Isto me deixaria muito

feliz.


32 .- ¿O que você seduzir uma mulher?


Que seja humilde, verdadeira, com olhos

espressivos,

amiga, pronta a ajudar qualquer um, e que tenha

bons sentimentos e bom humor.


33.-¿Um lugar onde você nunca ir?


Um lugar onde nuca fui e gostaria de visitar

seriam os Pólos, Norte e Sul.


34 .- ¿Um sonho que você faria?


Gostaria muito, em toda a minha pequenês, que

meus pais

ainda vivessem por muitos anos e que o amor

nunca me abandonasse.

E que conseguisse publicar meus livros,

distribuindo-os, de seguida,

por escolas, lares, e empregos. Outro sonho, se

tivesse poder para tal,

acabar com todos os tiranos e depois levar o

povo todo junto para uma imensa

ilha, no meio do Atlântico e irmos todos brincar

com as ondas.


35 .- ¿Qual é Jorge Humberto? ¿Pacifista?,

Dreamer?, Idealista?


Bom sou Idealista, e penso que, sem isso, não

pode haver sonho

nem tomarmos mais nenhum tipo de opção, que

seja marcante,

para a nossa maneira de ser, enquanto pessoa:

embora no meu

caso, por estar enraizado, desde criança, seja

ambas as coisas,

mas, acima, de tudo, Idealista... com certeza, o

resto vem por acréscimo.


36 .- ¿O que não desculpa facilmente?


Não suporto traição e mentira, e, que, uma

pessoa, depois de errar, não assuma seu erro,

persistindo na mentira.


37 .- ¿Você tem muitos amigos?


Tive muitos amigos sim, mas por ser de forte

personalidade e dizer sempre o que penso, o que

a maioria não gosta, e também por 30 anos, de

uma

vida muito atribulada, fui perdendo-os, embora

não desviem

o rosto quando por mim passam. Tenho os que

preciso.


E eu terminar esta conversa

Pergunte Jorge Humberto

38 .- ¿Qual é a sua maior virtude e seu pior

defeito?


Minha maior força vem das outras pessoas,

através

de seus gestos, comportamentos e de como

interagem comigo e demais.

Pois não calo ante injustiças, rudezas ou

indiferenças.

Meu maior defeito... mania de perfeição.


39 .- ¿Que mensagem você daria para os jovens?


Ouvirem sempre seus pais e professores, não

descurando

nunca de estudar e de querer saber sempre

mais. Serem participativos

e de lerem sobre tudo, sobretudo sobre casos

chamados, ainda hoje em dia,

com Tábus: sexo, droga, diferenças entre

pessoas, pois assim tirarão suas

próprias conclusões, que deois vão levar a

discutir com os pais e professores ou

pessoas mais velhas, ficando assim precavidos,

contra certas esgraças, que atingem

os jovens. E Ler, ler muito e escrever e estudar

e praticar desporto, e aprenderem

a saber a dizer NÃO. Sejam sempre felizes.


40 .- ¿Você está feliz?


Sim estou, pois tenho uma enorme pessoa, um

ser humano

extraordinário, como minha namorada, musa e

tudo o mais o que

eu possa desejar. Feliz porque minha poesia tem

sido bem aceite e retiro

prazer ao faze-la e por ter aqui tantos amigos.


Jorge Humberto muito obrigado por dar o seu

precioso

tempo, espero que você está confortável senso

Entrevistas em nosso quarto,

Eu estava gratísimo entrevista

e traz o calor da sua presença

e sua boa vontade para responder

Minhas perguntas


Feliz ainda pelos responsáveis, do Manantial,

terem apostado em mim,

para esta excelente entrevista, onde me senti

muito bem e onde achei

as perguntas muito bem feitas e com inteligência.

Obrigado!

Beijinhos & Abraços

Jorge Humberto


Se Deus permitir até nossa próxima

reunião



*****


Esta entrevista fue realizada en Portugués
lengua oficial de nuestro entrevistado, señor

Jorge Humberto y también en Español-


Realizada por Lilian Elizabeth De Marco

para Revista Virtual El Guayabito de Manantial.


Febrero 2009


























1 comentario:

  1. Felicidades mi estimada Lilian y gracias por permitirnos conocer un poco más a esta gran persona y poeta Jorge Humberto.

    Quien a través de esta entrevista nos muestra una persona de grandes valores, generosa y comprometida con la humanidad.

    Felicidades a ambos, entrevistadora y entrevistado.

    Un fuerte abrazo pleno de amistad de vuestro amigo.

    Roberto

    ResponderEliminar